Mais de 20 mil adolescentes e crianças ainda precisam se vacinar em Natal
- 91 FM NATAL
- há 3 dias
- 3 min de leitura

A Campanha Nacional de Multivacinação começou nesta se-gunda-feira (06) e segue até o dia 31 de outubro, com uma mobilização do Dia D, no dia 18 de outubro. Na capital potiguar mais de 20 mil crianças e adolescentes não estão em dia com a caderneta de vacinação, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A expectativa é contemplar uma cobertura de 95% da faixa etária. Atualmente, o município do Natal, tem a média de cobertura de 39% para crianças, 60% para gestantes e 45% para idosos.
De acordo com Verushka Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreviníveis (NAI) de Natal, estão sendo disponibilizadas todas as vacinas, mas com atenção especial aos carros-chefes, duas vacinas estão sendo focadas nesta Campanha em Natal para não vacinados ou com esquemas incompletos. “Algumas vacinas ainda não atingimos a meta, ficando entre 75 a 80%. A gente precisa alcançar 95% de crianças e adolescentes antes do final do ano, para que possamos respirar sossegados, sem o retorno de algumas doenças”, relatou.
A vacina contra HPV é um dos focos, para crianças e jovens de 9 a 19 anos. Com epidemias de sarampo em outros estados, a outra vacina que está em foco na capital potiguar para todos até 30 anos, é a tríplice viral, de combate a sarampo, caxumba e rubéola. A dona de casa, Vitória Lídia estava na Unidade Básica de Saúde (UBS) levando a filha de um ano para atualizar a caderneta de vacinação. Para Vitória é extremamente importante que todos de casa estejam com a vacinação em dia.
“Sempre trago [ela], acho muito essencial para a saúde. Por mais que como mãe sinta aquela dorzinha de ver a criança chorando, mas eu sei que é para o bem dela”, reflete Vitória. A dona de casa ainda deixa o conselho para que outros pais não deixarem a vacinação atrasar, “Vocês estão protegendo o bem mais precioso de vocês, temos que fazer de tudo para deixar eles saudáveis”, diz Vitória Lídia.
A Chefe do Núcleo de Agravos Imunopreviníveis chama atenção aos casos de recorrentes de síndrome gripais em postos de saúde e pronto socorro, e atribui a baixa procura pela vacina influenza. “Mesmo com a disponibilização da vacina da influenza desde abril, para crianças, gestantes e idosos a procura está baixa. Com a baixa cobertura, permite a mutação do vírus e outros tipos de condições virais, respiratória principalmente” pontua Veruska Ramos.
A campanha reforça a atenção para a multivacinação na capital potiguar. A chefe do NAI de Natal estima que de 50.400 crianças natalenses, apenas 21 mil estão com a caderneta em dia, resultando em atraso mais de 20 mil crianças. Veruska pontua também o publico de gestantes, com uma média de 3 mil gestantes que ainda não procuraram imunizantes esse ano. “Ela se protegendo, automaticamente protege o bebê”, reforçou. Para gestantes é contra indicado as vacinas contra HPV e a tríplice viral.
Uma forma usada para informar aos brasileiros sobre a campanha foi pelo aplicativo Meu Sus Digital, disponível nos sistemas Android e iOS. “As pessoas estão sendo notificadas, o sistema está aderindo mais ao digital, e através do aplicativo toda população vai ter o seu histórico vacinal”, informa Veruska Ramos.
Esse foi o caso da autônoma Camila da Silva, levou os filhos para vacinar na UBS após receber o alerta no aplicativo Bolsa Família. “A mensagem tinha informando que tinha que levar a criança no posto para fazer a atualização da vacina e do peso”, relata. A autônoma relata que a filha estava com todas as vacinas em dia, mas o filho tinha algumas atrasadas e, nesta segunda-feira (6), recebeu a imunização contra gripe e hepatite.
Para se vacinar basta buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h. Os natalenses podem contar também com os pontos extras de vacinação disponíveis nos shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, das 13h às 20h, e aos sábados das 10h às 15h. É obrigatório levar um documento com foto e cartão de vacinação.
TRIBUNA DO NORTE
Comentários