top of page

Dia dos Namorados: conheça origem comercial e curiosidades sobre a data

  • Foto do escritor: 91 FM NATAL
    91 FM NATAL
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura
Data tem origem em campanha publicitária - Foto: Adriano Abreu
Data tem origem em campanha publicitária - Foto: Adriano Abreu

O Dia dos Namorados, comemorado no Brasil nesta quinta-feira (12), vai além de uma data que celebra a união entre os casais. A celebração é, na verdade, um dos momentos mais aguardados pelos lojistas e, desde a sua origem, tem como principal objetivo aquecer o comércio no país. Em alusão a essa comemoração, a TRIBUNA DO NORTE preparou uma seleção com nove curiosidades sobre a data.


Confira:


1. Data diferente do resto do mundo:

Enquanto muitos países celebram o Dia dos Namorados em 14 de fevereiro, no chamado Valentine’s Day, o Brasil comemora em 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, conhecido como “santo casamenteiro”.


2. Origem publicitária:

A data foi popularizada em 1948 por uma campanha da loja Clínicas Clipper, criada pelo publicitário João Doria, pai do ex-governador de SP. O slogan era: “Não é só com beijos que se prova o amor”.


3. Motivo comercial:

Junho era um mês fraco para o comércio. A ideia da campanha era justamente aumentar as vendas antes das férias e festas juninas.


4. Santo Antônio e o casamento:

A escolha de 12 de junho se deve à proximidade com o dia de Santo Antônio (13/06), muito cultuado no Brasil por mulheres que buscam um marido. É comum fazer simpatias para “amarrar” o santo.


5. Um dos mais lucrativo para o comércio:

O Dia dos Namorados é, atualmente, uma das datas mais importantes para o varejo, em termos de faturamento em alguns setores, como moda e perfumaria.


6. Floriculturas batem recordes:

É um dos dias de maior venda de flores no país. As rosas vermelhas são as preferidas, representando paixão e romance.


7. Promoções e pacotes especiais:

Hotéis, pousadas e restaurantes preparam menus exclusivos, suítes decoradas e até pacotes românticos com espumante e pétalas de rosa para atrair casais.


8. Alta nas vendas de lingerie:

O setor de roupas íntimas registra um crescimento expressivo no período, sendo um dos presentes mais escolhidos entre casais mais íntimos.


9. Crescimento de experiências personalizadas:

Nos últimos anos, muitos casais têm trocado presentes físicos por experiências, como jantares feitos em casa, sessões de spa, viagens curtas ou ensaios fotográficos.


TRIBUNA DO NORTE

 
 
 

Comments


bottom of page