Dia dos Namorados: conheça origem comercial e curiosidades sobre a data
- 91 FM NATAL
- há 1 dia
- 2 min de leitura

O Dia dos Namorados, comemorado no Brasil nesta quinta-feira (12), vai além de uma data que celebra a união entre os casais. A celebração é, na verdade, um dos momentos mais aguardados pelos lojistas e, desde a sua origem, tem como principal objetivo aquecer o comércio no país. Em alusão a essa comemoração, a TRIBUNA DO NORTE preparou uma seleção com nove curiosidades sobre a data.
Confira:
1. Data diferente do resto do mundo:
Enquanto muitos países celebram o Dia dos Namorados em 14 de fevereiro, no chamado Valentine’s Day, o Brasil comemora em 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, conhecido como “santo casamenteiro”.
2. Origem publicitária:
A data foi popularizada em 1948 por uma campanha da loja Clínicas Clipper, criada pelo publicitário João Doria, pai do ex-governador de SP. O slogan era: “Não é só com beijos que se prova o amor”.
3. Motivo comercial:
Junho era um mês fraco para o comércio. A ideia da campanha era justamente aumentar as vendas antes das férias e festas juninas.
4. Santo Antônio e o casamento:
A escolha de 12 de junho se deve à proximidade com o dia de Santo Antônio (13/06), muito cultuado no Brasil por mulheres que buscam um marido. É comum fazer simpatias para “amarrar” o santo.
5. Um dos mais lucrativo para o comércio:
O Dia dos Namorados é, atualmente, uma das datas mais importantes para o varejo, em termos de faturamento em alguns setores, como moda e perfumaria.
6. Floriculturas batem recordes:
É um dos dias de maior venda de flores no país. As rosas vermelhas são as preferidas, representando paixão e romance.
7. Promoções e pacotes especiais:
Hotéis, pousadas e restaurantes preparam menus exclusivos, suítes decoradas e até pacotes românticos com espumante e pétalas de rosa para atrair casais.
8. Alta nas vendas de lingerie:
O setor de roupas íntimas registra um crescimento expressivo no período, sendo um dos presentes mais escolhidos entre casais mais íntimos.
9. Crescimento de experiências personalizadas:
Nos últimos anos, muitos casais têm trocado presentes físicos por experiências, como jantares feitos em casa, sessões de spa, viagens curtas ou ensaios fotográficos.
TRIBUNA DO NORTE
Comments