top of page

Natal inicia Festival de Quadrilhas Juninas 2024

  • Foto do escritor: 91 FM NATAL
    91 FM NATAL
  • 28 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura

Premiação abrange quadrilhas tradicionais, estilizadas e cômicas - Foto: Alex Régis



Começou nesta quinta-feira (27) o Festival de Quadrilhas Juninas de Natal, que recebe as apresentações dos grupos juninos da capital e do interior do Estado. Coreografias e músicas juninas abriram o primeiro dia do evento no Palácio dos Esportes, no bairro de Petrópolis, com as quadrilhas estilizadas Junina Arroxonó, Arroxa o Milho, Cristão Matuto, Junina Tradição, Sangue Matuto, Matutos da Paixão, As Cabritas e Arraiá da Praia.


O secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão, diz que o festival representa o fortalecimento de 34 anos de tradição. “Essa tradição fomenta a economia criativa e, também, a cultura popular da cidade e do Estado”, comenta. Somados, o apoio e a premiação do evento ficam em R$ 560 mil.


Dácio enfatiza que o concurso de quadrilhas não foi afetado pela redução no orçamento para as festividades juninas neste ano, que foi menor que nas edições anteriores. “Houve uma baixa em função de que o prefeito está priorizando as obras. Houve uma redução no investimento quanto aos shows artísticos, mas no festival de quadrilha não houve. Nem no festival de quadrilha, nem nos arraiás de rua”, acrescenta.


No caso dos arraiás, contudo, o anúncio foi feito depois que diversos eventos já haviam acontecido em Natal. Uma novidade deste ano, de acordo com o gestor da cultura no município, foi a construção do edital. “Esse edital foi feito a quatro mãos com o segmento junino, e a adesão foi muito boa”, diz. Vinte e cinco grupos juninos competem pelas premiações em dinheiro, entre as categorias de quadrilhas tradicionais, estilizadas e cômicas.


Nas categorias tradicional e estilizada, serão premiados os grupos do primeiro ao quinto lugar, além de melhor rainha, rei, marcador, casal de noivos e grupo regional. Já na categoria cômica, serão contempladas a campeã e a vice. A comissão julgadora define as melhores apresentações analisando critérios como respeito ao tempo estabelecido de até 20 minutos para cada grupo; originalidade; roteiro musical; desempenho do marca-dor/apresentador; evolução; casamento; animação; figurino; homenagem ou tema e coreografia. O festival de quadrilhas segue no Palácio dos Esportes até o próximo domingo (30), aberto ao público.



Tribuna do Norte.

 
 
 

Comments


bottom of page