top of page

UFRN realiza encontro de Eufônicos e Tubas

Após dois anos de edições remotas devido a pandemia, será realizado o IV Encontro de Eufônios e Tubas da UFRN, de 5 a 7 de outubro (quarta à sexta). O evento contará com práticas instrumentais coletivas, concertos, masterclass, mesa-redonda e palestras. Neste ano o foco é a prática da música de câmara, sendo o único ato desse gênero no estado e um dos poucos na América Latina. O encontro objetiva atender ao público externo interessado, aproximando a população e esses instrumentos, e aperfeiçoar o conhecimento dos músicos da EMUFRN.



O Encontro será aberto nesta quarta, com um concerto no Teatro Alberto Maranhão, às 19h. Na manhã do dia 6, às 9h30, terá início um workshop de música de câmara no auditório Onofre Lopes, na EMUFRN, e, às 11h30, acontece uma roda de choro no Centro de Convivência da universidade. Na parte da tarde, às 14h, há a masterclass com o professor Albert Khattar e, às 16h, ocorrem ensaios, estudos e trocas de experiências entre os participantes. Às 19h terá o Concerto Pratas da Casa, com artistas do RN, no auditório OL.

No dia 7, às 9h, haverá um aquecimento no miniauditório da EMUFRN e, logo depois, um ensaio do Grande Grupo de Eufônios e Tubas do Octubafest. Às 11h haverá roda de conversa com o tema A música de câmara para eufônio e tuba, também no miniauditório. O grupo Octubafest fará uma apresentação no hall da EMUFRN às 12h30 e, às 20h, haverá o show de encerramento com o Bando das Tubas no Mahalila Café e Livros.


Um dos temas abordados no encontro é a organização do cenário dos instrumentos de metais no RN, pensando na dificuldade que a classe musical enfrentou durante a pandemia e como será o futuro dos músicos no estado. O artista convidado é o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Albert Khattar, músico que gravou o primeiro disco totalmente dedicado à tuba como solista no Brasil.

Serviço:

IV Encontro de Eufônios e Tubas da UFRN. De 5 a 7 de outubro, na EMUFRN e locais parceiros do evento.


Por Tribuna do Norte

 
 
 

Comments


bottom of page