top of page

Requalificação deve impulsionar Centro Histórico de Natal

Na ribeira, vários prédios foram revitalizados| Foto: Alex Régis



Bairros mais tradicionais e históricos de Natal, a Ribeira e a Cidade Alta estão recebendo um pacote de intervenções visando o resgate e a ocupação econômica dessas áreas. A ideia da Prefeitura do Natal é promover uma requalificação nessas áreas e ocupá-las com serviços e adensamento para geração de emprego e renda e valorização desses espaços que remontam à fundação da capital potiguar.



Em se tratando da Ribeira, a Prefeitura dividiu a obra em quatro metas com várias delas em andamento. O pacote de serviços de requalificação, orçado em cerca de R$ 30,8 milhões, inclui reordenamento urbanístico, revitalização de becos, iluminação pública, travessas e avenidas, construção de novos espaços e incentivo ao turismo e comércio, entre outras intervenções. O largo do Teatro Alberto Maranhão também recebeu intervenções com pinturas de prédios no entorno.



O planejamento inclui requalificação da Rua Ulisses Caldas e Largo Junqueira Aires até o entorno da Praça Augusto Severo (Meta 1); requalificação da Avenida do Contorno, áreas adjacentes e praças Djalma Maranhão e Walfredo Gurgel (Meta 2); requalificação da Avenida Tavares de Lira, ruas adjacentes e trechos da Avenida Duque de Caxias até a Praça Augusto Severo (Meta 3); e construção da Estação Turística e Religiosa Pedra do Rosário (Meta 4).


Beco da Lama, um dos polos do centro histórico, recebeu intervenções| Foto: Alex Régis



Além disso, faz parte também do projeto de revitalização da Ribeira a mudança administrativa da prefeitura para o bairro histórico. O local que recebia a superintendência do Ministério da Fazenda já recebe os serviços administrativos que funcionavam no Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura. O prédio pertence à União e foi cedido ao Município. O Gabinete Civil, as secretarias de Turismo, Comunicação Social e de Parcerias Público Privadas foram transferidas para o espaço.



Na Cidade Alta, são vários os projetos que também buscam requalificar um dos bairros mais importantes economicamente para Natal. Entre as avenidas que estão recebendo capeamento asfáltico e obras de drenagem estão a João Pessoa, Ulysses Caldas, Junqueira Ayres e a Coronel Cascudo. Neste último caso, o investimento é da ordem de R$ 1,1 milhão. Além de requalificar a via, o espaço terá uma “Calçada da Fama”, que prestará homenagens a figuras públicas importantes para o Rio Grande do Norte. Toda a rua passará a ser adaptada para a mobilidade, iluminação de LED, sinalização, caramanchão, drenagem e mobiliário urbano moderno.



Outros locais que receberam intervenções recentes na Cidade Alta é o Espaço Ruy Pereira e o Beco da Lama, dois polos culturais efervescentes do Centro Histórico. Aguardada há anos pelo setor cultural de Natal, a reforma do Teatro Sandoval Wanderley, no Alecrim, já está com obras encaminhadas e tem expectativas de ser reaberto em breve após mais de 14 anos fechado. A reforma inclui criação de espaço de alimentação, sala multiuso para atividades diversas, acessibilidade, saídas de emergência e melhorias para os espectadores.


“Estamos trabalhando de maneira muito decisiva para resgatar o valor dos nossos bairros históricos. A Ribeira tem importância estratégica nos nossos planos, pois queremos ocupá-la e também voltar a atrair a população para a região. Inclusive com vistas a se tornar mais um polo turístico movimentado. Temos um lindo pôr do sol na Pedra do Rosário, considerado um dos mais bonitos do Brasil. Com as obras que estamos realizando no local, não temos dúvidas de que se tornará mais uma opção de polo turístico da cidade, até mesmo na vertente religiosa”, explicou Álvaro Dias.



Tribuna do Norte.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page