Prefeitura de Natal anuncia concurso com 710 vagas para a Educação
- 91 FM NATAL
- 23 de out. de 2024
- 3 min de leitura
Atualmente, a capital tem um déficit de cerca de mil docentes. Será o 1º concurso desde 2015 | Foto: Bruno Vital
A Prefeitura de Natal anunciou um novo concurso público – o primeiro em nove anos – que ofertará 710 vagas para professores, com a previsão de que os aprovados comecem a atuar já no início do ano letivo de 2025. O contrato foi assinado, na segunda-feira (21), com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Núcleo Permanente de Concursos (Comperve), que terá a responsabilidade de organizar e aplicar as provas. A expectativa é de que a Comperve publique o edital, com o detalhamento do cronograma, em até 30 dias. Atualmente, a capital tem um déficit de cerca de 1 mil docentes.
As vagas contemplarão tanto pedagogos quanto professores de disciplinas específicas, com o objetivo de atender às necessidades variadas da rede municipal. Do total, 450 vagas serão destinadas a pedagogos que atuarão na educação infantil e no ensino fundamental. As outras 260 vagas serão para professores de matérias como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Artes/Música e Ensino Religioso, além de áreas específicas como Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Libras.
Segundo o prefeito Álvaro Dias, o concurso é fundamental para cobrir as lacunas existentes no quadro de professores, agravadas pela ausência de concursos desde 2015 e por fatores como aposentadorias e licenças médicas. “É um concurso para fazer com que possamos preencher toda a necessidade do município, com novos professores concursados efetivos que vão, no tempo mais breve possível, assumir as suas vagas depois da realização desse concurso”, afirmou.
Álvaro também ressaltou a inclusão de vagas para professores de Libras, que atuarão com alunos com deficiência auditiva, e destacou que o ano letivo de 2025 já deve iniciar com os novos docentes em sala de aula. “O concurso vai ser feito o mais breve possível e esses professores deverão ser convocados também imediatamente após a realização do concurso para preencher a necessidade que tem o município de ofertar esses novos professores à rede municipal”, acrescentou Dias.
Com a oferta de 710 vagas, a secretária de Educação de Natal, Cristina Diniz, afirma que o quadro de professores terá um incremento significativo. Mesmo que o déficit ainda permaneça, ela destaca que o concurso é considerado um marco. “Desde 2015, não realizamos concursos e, nesse período, a rede foi muito impactada pela pandemia, com o adoecimento de muitos professores, além de aposentadorias e readaptações. Sem dúvidas, a educação pública ganha muito com isso”, disse.
Além disso, Cristina lembrou que a rede municipal ainda depende de professores temporários para suprir vagas emergenciais, como licenças médicas e maternidade. “Porém, como nós temos os professores temporários que são convocados e precisamos ter para suprir as vagas de professor que entram de licença, licença gestante, licença médica, férias prêmio, nós temos também já essa quantidade de professores temporários”, afirmou.
Henio Miranda, reitor em exercício da UFRN, destacou a relevância do concurso tanto para a Prefeitura quanto para a universidade, que, por meio da Comperve, será responsável por todo o processo de elaboração e aplicação das provas. “A importância desse certame é imensurável, visto que visa preencher vagas existentes na Prefeitura Municipal do Natal, em especial na Rede Municipal do Ensino, de professores. Para a universidade isso nos reveste de tamanha importância e é um prazer para a instituição estar colaborando com a nossa Comperve na elaboração e aplicação das provas que vão fazer parte do certame”, afirmou o reitor.
Miranda também destacou que o concurso será essencial para garantir a nomeação dos novos professores antes do início do ano letivo de 2025. “Uma vez aplicadas as provas e corrigidas também, acredito que a Prefeitura vai poder prover de imediato a nomeação desses professores, aproveitando o encerramento de um ano letivo para dar início ao outro. Nós acreditamos que no início do ano letivo de 2025 essas vagas já estarão preenchidas e esses professores em plena sala de aula”, ressaltou.
TRIBUNA DO NORTE
Comments