top of page

Pesquisadores do LAIS fazem exame de densidade óssea em Felipe Camarão nesta segunda-feira; veja

  • Foto do escritor: Marcelo Furtado
    Marcelo Furtado
  • 14 de ago. de 2023
  • 1 min de leitura

Nesta segunda-feira (14), pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) estão em Felipe Camarão testando a densidade óssea da população, com um aparelho criado pelo laboratório, a partir das 8h até às 12h. Na próxima quinta-feira (17), a equipe deve se deslocar novamente para a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro para continuar com o trabalho. A ação acontece na rua Santa Cristina, 882.



LAIS já realizou o exame em Felipe Camarão III / Divulgação


Os exames serão feitos com aparelho chamado Osseus, desenvolvido de maneira portátil para que possa ser instalado nas UBS. Esse tipo de exame - a densitometria - atualmente é feito somente em grandes clínicas e hospitais, com um custo elevado para o SUS, segundo comunicação do LAIS.


“O mais importante nisso tudo é garantir o acesso de um exame para uma população de extrema carência. Com o exame podemos controlar os casos, principalmente, de osteoporose, muito comum nas mulheres na fase da menopausa”, disse.

Os pesquisadores estão fazendo os testes em diversas unidades para complementar a pesquisa e provar, como todos os dados necessários, que o equipamento é viável e pode ser colocado na atenção primária, embora já seja uma realidade e funcione em algumas cidades do interior do RN.


Entenda

Com nova tecnologia, considerada pelos pesquisadores com mais simples, rápida, barata e “essencial para se rastrear a população de risco para osteoporose”, o projeto permite a triagem inicial e seleção dos pacientes que precisam de uma avaliação adicional com a densitometria. Todo o diagnóstico pode ser feito por meio de um aparelho pequeno que, ao invés de emitir radiação, utiliza microondas eletromagnética.




Com informações da Tribuna do Norte.

 
 
 

Commentaires


bottom of page