
O espaço do Complexo abrange uma área de 16.580,60 m², incluindo o novo Mercado da Redinha. Foto: Adriano Abreu
A Prefeitura do Natal está finalizando os últimos detalhes para o lançamento da licitação da Parceria Público-Privada (PPP) do Complexo Turístico da Redinha, um projeto que promete revitalizar um dos mercados mais tradicionais da capital e retomar o crescimento econômico no bairro. De acordo com Joanna Guerra, secretária executiva de Concessões e PPPs de Natal, a licitação será lançada ainda nesta semana, com expectativa de que o mercado e as demais estruturas estejam em pleno funcionamento até janeiro de 2025.
“O processo licitatório foi elaborado com um estudo robusto que envolveu análises jurídicas, consultas à população e aos permissionários, além de trocas de experiências com outras cidades do país”, explica Joanna. Segundo ela, já foram definidos detalhes como as obrigatoriedades a serem cumpridas pelo vencedor e qual será o lance mínimo, que serão revelados apenas no lançamento da licitação. A PPP prevê que a administração do Complexo Turístico da Redinha seja concedida à iniciativa privada por um período de 25 anos.
O espaço do Complexo abrange uma área de 16.580,60 m², incluindo o novo Mercado da Redinha, um deck para embarcações, estacionamento, estação de tratamento de esgotos (ETE) e áreas de circulação. A faixa de praia, a igreja e as ruas do bairro não fazem parte da Parceria Público-Privada. O projeto, com investimento de R$ 14,1 milhões, é visto como essencial para dinamizar a economia local e atrair visitantes de todo o Brasil.
O mercado reestruturado contará com 33 boxes, sete restaurantes, um centro de artesanato, uma praça de alimentação e também um mirante com vista panorâmica, além de melhorias urbanísticas como a drenagem e requalificação viária de ruas no entorno. “Estamos preservando a questão histórica e cultural daquela área, junto com outras melhorias, como a construção de novas vias e o acesso com iluminação de LED”, afirma Joanna Guerra, secretária executiva de Concessões e PPPs.
A Prefeitura está apostando no Complexo da Redinha como um elemento central para impulsionar o fluxo turístico em Natal. Além dessas melhorias, outras obras importantes, como a engorda da Praia de Ponta Negra e a requalificação das praias urbanas, como a dos Artistas e a do Forte, estão em andamento. A expectativa é que esses investimentos aumentem a permanência dos turistas na cidade, gerando benefícios para a rede hoteleira e o comércio local.
“Hoje, o turista passa mais tempo fora de Natal do que explorando o que a cidade tem a oferecer. Queremos mudar essa realidade. Com o mercado prestando um serviço de excelência, tanto para a população local quanto para o turista, a gente não tem dúvida que vamos avançar no emprego e renda, principalmente para as pessoas que moram na Redinha”, avalia Joanna Guerra.
Retorno dos permissionários
De acordo com a Lei Nº 7.741, os antigos permissionários do mercado terão direito a manter seus contratos durante quatro anos, desde que atendam aos requisitos de qualidade exigidos pela gestão do complexo. Após esse período, o contrato pode ser prorrogado por igual período, caso as metas estipuladas sejam alcançadas.
A empresa vencedora poderá explorar comercialmente o espaço e a arrecadação gerada será revertida para investimentos de interesse público, fortalecendo a infraestrutura de Natal. “O município vai acompanhar o serviço que será prestado e que a gente está assegurando no edital. Em breve toda a população vai poder conhecer as exigências e as contrapartidas que a empresa vai precisar entregar”, explica Joanna Guerra.
TRIBUNA DO NORTE
Comments